UVEÍTE

É a inflamação do tecido uveal, que inclui a íris, corpo ciliar e coroide, mas a inflamação dos tecidos adjacentes como a retina, nervo óptico e humor vítreo também podem ocorrer concomitantemente.

As uveítes podem aparecer em qualquer idade, desde o nascimento até a velhice, e igualmente em ambos os sexos. Pode estar associado com doenças autoimunes, reumatológicas, infecções, exposição a toxinas ou idiopáticas (de causa desconhecida).

Entre as causas inflamatórias, destacam-se: artrite reativa, lupus, artrite idiopática juvenil, doença de Behçet, doença de Crohn, espondilites, oftalmia simpática e sarcoidose. Os exemplos de causas infecciosas são: toxoplasmose, citomegalovírus, herpes, sífilis, toxocaríase, tuberculose, entre outras.

Esta patologia pode ser confundida com conjuntivite, pois um dos sintomas principais da doença é a hiperemia (olho vermelho), mas suas causas e tratamentos são diferentes. Sendo assim, é importante consultar um oftalmologista caso tenha esse sintoma.

Outros sintomas comuns da uveíte são: fotofobia (sensibilidade à luz), dor, visão turva, pequenos pontos escuros que se movimentam, lacrimejamento e perda da acuidade visual.

O diagnóstico e tratamento precoce são importantíssimos, pois a uveíte pode causar cegueira irreversível. Não realize a automedicação e procure um oftalmologista caso apresente sintomas.

O tratamento depende da causa, mas geralmente é utilizado medicação oral, colírios e em alguns casos, medicamento intraocular e/ou cirurgia.