Olho Seco

A superfície do olho, é lubrificada pelo filme lacrimal que contem água, muco e óleo, além de substâncias responsáveis pela defesa contra infecções. O olho seco, é uma anomalia na produção ou na qualidade da lágrima, provocando ressecamento da superfície ocular.

O paciente com olho seco, geralmente sente desconforto/irritação, pode ter sensação de corpo estranho ocular, olho vermelho, dor e embaçamento visual.

Lacrimejamento também pode ocorrer, sendo uma reação dos olhos tentando melhorar sua lubrificação, o que confunde os pacientes que acham que os seus olhos não são secos.

Existem muitas causas de olho seco, como: ambiente onde vive, alimentação, uso excessivo de telas(celular/computador), lentes de contato, infecções palpebrais, uso de ar condicionado. O uso de aquecedores e desumidificadores pode ocasionar ou piorar o olho seco.

Alguns casos, podem ser secundários a doenças do corpo como artrites, Síndrome de Sjogren, doenças da tireoide ou pelo uso de alguns medicamentos como antidepressivos.

O diagnóstico é realizado, examinando-se o olho na lâmpada de fenda com o uso de alguns colírios especiais (fluoresceína) e em alguns casos, são utilizados métodos que nos indicam quanto de lágrima está sendo produzida (teste de Schirmer).

Depende da causa e de sua gravidade. Em casos mais leves, geralmente, são utilizados colírios de lágrima artificial (lubrificantes), sendo que existem diversos com diferentes indicações. Além disso, o paciente pode realizar medidas ambientais como: uso de umidificadores de ar ambiente e a hidratação via oral, para auxiliar no tratamento.

Em casos mais graves, existem outras opções de tratamentos como luz pulsada, medicamentos via oral e outros tipos de colírios.