AVALIAÇÃO OFTALMOLÓGICA

Avaliação oftalmológica geral é o início da avaliação de qualquer doença oftalmológica. Durante a primeira consulta são realizados os seguintes procedimentos:

• Anamnese;
  • Teste de Acuidade Visual e Refração (Exame de óculos);
  • Biomicroscopia para examinar seguimentos externos e segmento anterior do olho;
  • Oftalmoscopia (Fundo de olho);
  • Tonometria (pressão do olho.

CURVA TENSIONAL DIÁRIA

A curva tensional diária consiste na medição da pressão intraocular em diferentes horários ao longo do dia. Este exame permite avaliar o horário com as maiores e menores medidas, orientando assim o melhor tratamento para o paciente.

EXAMES PARA OLHO SECO

São exames realizados para diagnóstico e acompanhamento de olho seco. Esses exames são:

• Break Up Time (BUT): utilizado para avaliar o tempo de rompimento do filme lacrimal e assim avaliar as características da lágrima de cada paciente;
  • Teste de Schirmer: utilizado para avaliar se o olho produz uma quantidade suficiente de lágrimas para manter-se lubrificado.

MAPEAMENTO DE RETINA

É um exame realizado pelo oftalmologista com oftalmoscópio binocular indireto, que permite analisar todas as estruturas encontradas no fundo do olho como retina, nervo óptico e vítreo. Através desse exame, diagnosticamos doenças oculares como: descolamento de retina, degenerações retinianas, doenças maculares, tumores, retinopatia da prematuridade, hemorragias e infecções. Também é um exame importante para acompanhar evolução de doenças sistêmicas que geram alterações na retina como retinopatia diabética e hipertensiva.

TESTE DE ISHIHARA

Exame realizado para diagnóstico de Daltonismo. Consiste na exibição de uma série de cartões coloridos, cada um contendo vários círculos coloridos, alguns círculos estão agrupados no meio do cartão, exibindo um número que somente será visível para as pessoas que possuem visão normal.

TESTE DE SOBRECARGA HÍDRICA – TESTE PROVOCATIVO DE GLAUCOMA

Este teste, é Indicado para acompanhamento de pacientes com glaucoma ou suspeita de glaucoma.

Ele avalia uma elevação transitória da pressão intraocular, através da ingestão de aproximadamente 1L de água em 5 minutos e da realização de medidas sequenciais da pressão intraocular, consegue-se avaliar o aumento e a recuperação da pressão intraocular.

TESTE DO OLHINHO – OFTALMOPEDIATRIA

O teste do olhinho é um exame rápido e indolor que consiste na identificação do reflexo vermelho quando um feixe de luz ilumina o olho do recém-nascido. Para melhor realização deste exame, é necessário a dilatação pupilar. Sua função é diagnosticar precocemente, doenças intraoculares do recém-nascido, como catarata e retinopatia da prematuridade.

A Sociedade Brasileira de Pediatria e o Conselho Brasileiro de Oftalmologia indicam a realização do teste do olhinho em todas as crianças após o nascimento.

TONOMETRIA OCULAR

É o método utilizado para aferir a pressão intraocular. Este teste é importantíssimo para acompanhamento de pacientes com glaucoma ou com suspeita de glaucoma.

BIOMICROSCOPIA DE FUNDO

Tem a função de avaliar as estruturas do segmento posterior do olho (nervo óptico e retina central), através de um biomicroscópio, mais conhecido como lâmpada de fenda e uma lente auxiliar.

GONIOSCOPIA

É um exame realizado para análise do ângulo entre a córnea e a íris. Esta é indicada para diagnosticar glaucoma, tumores na íris e é importante na avaliação após traumas oculares.

FUNDOSCOPIA DIRETA

É um exame clínico para análise do nervo óptico e mácula.