HIPERMETROPIA

Caracteriza-se por dificuldade visual principalmente para perto, mas pode ocorrer redução da acuidade visual também para longe. Ao o contrário da miopia, os pacientes jovens com hipermetropia conseguem enxergar bem, sem a necessidade de óculos quando possuem grau baixo. Com a idade, principalmente depois dos 40 anos a pessoa perde a capacidade de compensar o grau de hipermetropia e precisa de óculos para ver com nitidez o que está perto e eventualmente também o que está longe.

Esta anomalia, normalmente é causada pelo tamanho do olho, que é alguns milímetros menor que o “tamanho ideal”, ao contrário da miopia em que o olho costuma ser maior que o normal.

Muitas crianças passam de hipermetropes para míopes na adolescência, quando o olho cresce e passa do tamanho ideal.

A hipermetropia nas crianças é uma importante causa de estrabismo e ambliopia, quando a visão de um dos olhos não se desenvolve normalmente.

O paciente com hipermetropia costuma manter sempre ativado o sistema de acomodação, que normalmente só é utilizado para enxergar para perto. O resultado deste esforço de acomodação permanente para focalizar a imagem, causa sintomascomo: dor de cabeça, dificuldade de concentração e sensação de peso ao redor dos olhos.

A correção da Hipermetropia pode ser feita por meio do uso de óculos, lentes de contato ou através da cirurgia. Nas crianças, é fundamental tratar para impedir que aconteça ambliopia.