RETINOPATIA DIABÉTICA

A Retinopatia Diabética é uma doença ocasionada pela diabetes que afeta os pequenos vasos da retina, região responsável pela formação da imagem enviada ao cérebro. O olho é um dos principais órgãos lesados pelo diabetes, e entre as complicações oculares, a retinopatia diabética é a principal causa de cegueira em adultos entre 20-74 anos de idade.

O açúcar aumentado no sangue causa uma alteração vascular, danificando os pequenos vasos sanguíneos, que ficam doentes e deixam de funcionar de maneira adequada. Estas alterações causam isquemia, edema (“inchaço”), sangramento, cicatrizes e descolamento de retina. Essas alterações se não tratadas, ocasionam cegueira irreversível geralmente de ambos os olhos.

Portanto, exames oftalmológicos regulares são essenciais para detectar complicações oculares decorrentes do diabetes e permitir o tratamento o mais precoce possível, quando as chances de controlar a doença são maiores.

Não existe cura para a diabetes, mas existe controle. O médico clínico ou endocrinologista deve orientar os pacientes em relação à dieta, prática de esportes, uso de medicamentos para manter os níveis de glicemia bem controlados.

Depois que a diabetes causou retinopatia diabética, o tratamento pode ser realizado com laser e aplicação de medicamentos dentro do olho os medicamentos anti VEGF ou corticoide como o Ozurdex, dependendo do caso.

Em casos mais graves, é necessário cirurgia para tratar sangramentos intra-oculares, remover trações e cicatrizes e corrigir descolamento de retina.

Esses tratamentos têm como objetivo impedir maior perda de visão, mas muitas vezes ajudam a recuperá-la.