Doenças que atendemos

Os olhos são muito sensíveis e essenciais para todas as pessoas, confira aqui a lista de doenças e solicite o mais rápido possível a sua consulta conosco. Priorizamos o bom atendimento ao paciente.

DESCOLAMENTO DE RETINA

É uma urgência médica. Se não tratado no momento certo e adequadamente evolui para perda total da visão. A retina é uma membrana muito fina, flexível e delicada que reveste a superfície interna da parte posterior do globo ocular. Nela, a imagem luminosa advinda do exterior é transformada em impulsos elétricos que são enviados ao cérebro.

Os descolamentos de retina podem ser provocados por:  rotura ou ruptura por onde penetra o vítreo liquefeito, por tração ocasionada de aderências ou cicatrizes, ou, ainda, por tumores ou doenças inflamatórias (descolamento exsudativo).

O paciente com descolamento de retina não apresenta dor, os sintomas comuns são: visão turva e embaçada, sombra que progride à medida que o deslocamento evolui, flashes luminosos (fotopsias), “moscas volantes” (sensação de insetos voando diante dos olhos) e, nos casos mais graves, perda total da visão.

O diagnóstico é possível através de diversos exames entre eles: mapeamento de retina, ultrassom, retinografia e tomografia de coerência óptica.

TRATAMENTO

Depende do tipo do descolamento se regmatogênico, tracional ou exsudativo, e também, da gravidade e extensão do descolamento.

Fotocoagulação com laser pode ser efetivo em casos inciais para bloquear as roturas em casos em que não houve infiltração do vítreo no espaço entre a Retina e o Globo ocular

Nos demais casos de descolamento o tratamento é cirúrgico. Na maior parte dos casos, apenas uma intervenção cirúrgica é suficiente para reverter o quadro, porem em alguns casos mais graves é necessário mais de um procedimento para o tratamento adequado.