GLAUCOMA

Caracteriza-se por lesão do nervo óptico (estrutura responsável por levar informação do olho até o cérebro). Nesta doença, o paciente incialmente perde campo visual (visão periférica) até perda completa da visão e ao contrário do que ocorre com outras causas de perda de visão, como a catarata, no caso do glaucoma a perda é irreversível, portanto a prevenção é a única maneira de impedir a perda de visão.

Existem diferentes tipos de glaucoma: glaucoma primário de ângulo aberto, glaucoma primário de ângulo fechado, glaucoma pigmentar, glaucoma pseudo-exfoliativo, glaucoma secundário a traumas, glaucoma secundário a medicamentos, entre outros.

Existem algumas características que aumentam o risco de ter glaucoma, por exemplo: idade acima dos 40 anos, histórico familiar, uso de colírio de corticoide por tempo prolongado, história de trauma ocular e os pacientes com outras doenças no olho, como diabetes, uveíte, miopia e que fizeram cirurgias oftalmológicas complicadas.

É necessário descobrir a causa entre os diversos tipos de glaucoma e controlar a pressão com o uso de colírios especiais, cirurgia ou laser. A pressão ideal deve ser determinada para cada paciente pelo médico oftalmologista e depende de fatores como a gravidade da doença, a idade do paciente e o tipo e glaucoma.