CATARATA

Caracteriza-se pela perda da transparência da lente natural do olho, o cristalino. É uma alteração relacionada a idade, inicia geralmente depois dos 50 anos e fica mais frequente com o avançar da idade. No entanto, alguns pacientes apresentam catarata mais cedo, geralmente relacionado a doenças como: diabetes, uveites, uso crônico de corticoides e também trauma ocular.

Os principais sintomas de catarata são: visão turva ou “embaçada”, diminuição da sensibilidade as cores e ao contraste, diminuição da capacidade visual noturna e alteração frequente do erro refrativo (mudança frequente dos óculos).

O único tratamento comprovado para a catarata é a cirurgia. Nessa cirurgia, retiramos a lente opaca (catarata) e a substituímos por uma lente artificial intraocular personalizada para cada paciente.

Hoje a cirurgia de catarata ideal é a facoemulsificação, utilizando-se um ultra-som para fragmentar o cristalino e permitir que ele seja retirado por uma pequena incisão, geralmente sem necessidade de dar pontos.O procedimento dura cerca de 30 minutos.

Entre as opções de lentes intraoculares estão as: lentes nacionais, lentes importadas, lentes monofocais (corrigem a visão para longe), lentes tóricas (que corrigem o astigmatismo) e lentes multi-focais (que melhoram a visão para perto e para longe).