Alergia no olho

O olho, assim como outros órgãos do corpo humano, pode ser acometido por reações alérgicas. O processo, varia desde quadros leves, com poucos sintomas, até quadros graves, inclusive com risco de perda da visão.

Geralmente, o paciente apresenta coceira, sensação de corpo estranho, lacrimejamento e em casos mais severos piora da visão por lesão em corneana.

Existem diferentes tipos de alergia, ocasionados por predisposição do organismo de cada pessoa. Os alérgenos mais comuns são: pólen, pelo de animais, ácaros, alimentos, maquiagens e outros produtos químicos.

O ideal é diminuir o contato dos pacientes com os alérgenos, por exemplo: em casos de alergia a ácaros, deve-se retirar tapetes, cortinas e usar capas especiais nos travesseiros e colchão.

Ao examinar o paciente, o oftalmologista consegue determinar a intensidade e a gravidade da alergia. Em casos leves, utilizamos compressas frias, colírios lubrificantes e anti-histamínicos. Em casos mais graves, são utilizados outros remédios, como: tacrolimus ou ciclosporina e corticoides. Nestes casos, o médico oftalmologista deve acompanhar para evitar e tratar as possíveis complicações, pois o uso incorreto dessas medicações pode levar à cegueira pelo aumento da pressão do olho e lesão corneana.